BA – ICMS não será mais cobrado nas gorjetas de bares e restaurantes

por | 23/ago/2013 | Informações | 0 Comentários

BA – ICMS não será mais cobrado nas gorjetas de bares e restaurantes

por | 23/08/2013 | Informações

A alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) deixou de integrar a base de cálculo do tributo nas gorjetas dadas nos bares e restaurantes da Bahia desde o dia 1º de agosto. A medida foi validada com a publicação do Decreto nº 14.681/2013, no Diário Oficial do dia 31 de julho. No âmbito estadual, a gorjeta passa então a ficar livre da incidência de impostos.

O objetivo dessa medida, de acordo com o superintendente de Administração Tributária da Secretaria da Fazenda da Bahia, José Luiz Souza, foi incentivar a atividade, considerando vários aspectos, como a importância do setor para o turismo e a geração e manutenção de postos de trabalho.

Anteriormente a cobrança era feita da seguinte forma: O ICMS incidia sobre o faturamento integral do estabelecimento num percentual de 4% e como, normalmente, a gorjeta está incluída na conta apresentada ao consumidor, o imposto era devido.

Para o presidente-executivo da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Luiz Henrique do Amaral, essa é uma importante conquista da categoria. “Estamos numa luta constante pela desoneração do setor em todas as esferas, federal, estadual e municipal”, afirmou.

Fundamento Legal: SEFAZ-BA

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias Relacionadas

Mix Fiscal - Referência Nacional em Classificação Fiscal de Produtos

Somos referência nacional em classificação fiscal de produtos. Conte com a experiência de nossa equipe para acompanhar todas a atualizações fiscais de seus produtos.

Localização

Rua Francisco Xavier de Sousa Júnior, 7 – Jardim das Paineiras, Campinas – SP, 13092-300

Contato

contato@mixfiscal.com.br
(19) 4141 – 6943

Atendimento

Segunda a Sexta-feira:
das 8:00 as 18:00