Você sabe o que é Classificação Fiscal?

por | 24/out/2018 | Informações | 0 Comentários

 

A classificação fiscal é o ato de atribuir a uma mercadoria um código de identificação para que seja aplicada a correta tributação, ou seja o processo de classificação é feito pelo sistema de NCM que é Nomenclatura Comum do Mercosul que é um código de oito dígitos que ajuda na identificação da natureza dos produtos fabricados no Brasil ou importados. Cada tipo de produto ou mercadoria possui um código correspondente no NCM.

A NCM de cada produto é fundamental para indicar as alíquotas de impostos como ICMS (Imposto sobre circulação de mercadorias e serviços) e as contribuições como PIS e COFINS.

Um ponto importante é quanto a precificação dos itens, os tributos informados compõem o custo que será aplicado a margem de lucro, então se essas tributações estiverem incorretas, as margens podem ser afetadas também.

Os equívocos na classificação podem trazer graves problemas aos contribuintes, sendo passível de penalidade para uma classificação fiscal incorreta, até os casos de recolhimento nos impostos e contribuições a menor.

 A Mix Fiscal desenvolveu ferramentas exclusivas de serviços de classificação fiscal em tempo real.

Atualmente monitoramos todos os dias a tributação de mais de 20 milhões de produtos dos nossos clientes.

A Mix Fiscal é líder nacional em conteúdo tributário para supermercados, atendendo mais de 3000 lojas em todos Brasil.

Para maiores informações, entre em contato através do nosso e-mail fiscal@mixfiscal.com.br ou (19)4141-6946.

 

Matérias Relacionadas