FIQUE ATENTO! Atualizações dos dados Mix Fiscal

por | 28/nov/2014 | Informações | 1 Comentário

FIQUE ATENTO! Atualizações dos dados Mix Fiscal

por | 28/11/2014 | Informações

Olá,

Gostaria que entendessem com funciona a parte técnica dessa consultoria e deixar como alerta os procedimentos da Mix Fiscal.

Existem dois tipos de acesso as informações, mas antes, queríamos deixar claro que não violamos sua base de dados, por isso temos parcerias com os Softwares de Retaguarda pra que eles nos forneçam seus dados para analisarmos os mais de 50 campos que tratamos, incluindo PIS e Cofins, ICMS, NCM. As empresas de Retaguarda desenvolveram um modulo no sistema deles (nas próximas semanas iremos demonstrar alguns detalhes da Integração de cada Software). O Software de retaguarda pega as informações divergentes que está na tabela temporária (por exemplo, NCM, CST, Alíquota ou outra divergência) e a rotina desenvolvida pelo ERP atualiza o cadastro. Então, se seu NCM estava errado, passa estar certo, se seu CST estava errado, passa a estar correto e assim por diante.

Basta fechar os olhos e achar que isso vai resolver?? Não! Precisamos estar atentos em algumas situações.

1º – Você está acompanhando o relatório?

Ao acessar o site da Mix Fiscal com seu usuário e senha, irá ter acesso aos Relatórios da Mix Fiscal. Sugerimos que fique atento diariamente à esse relatório, devido à nossa atualização ocorrer todos os dias. Vamos falar um pouco sobre esse assunto:

No exemplo acima, sugerimos um novo NCM para este produto em questão, uma vez que esta atualização é feita, o produto não receberá uma nova sugestão de NCM, ou seja
Verifique em seu sistema se esta atualização está sendo feita, pois se na atualização seguinte este produto continuar com o NCM errado (vermelho) é porque algo esta errado em seu processo de atualização.

Extratão

Representa as divergências encontradas no cadastro de produtos com relação a tributação do PIS e da COFINS. Para isso, é comparado o CST informado pela Mix Fiscal e o CST informado por vocês. O campo total analisado, representa todos os produtos já classificados e revisados pela Mix Fiscal. Em outros Post’s detalharemos mais sobre esse assunto.

Veja no exemplo abaixo que nesta loja existe 17,09% dos itens divergentes, À partir deste relatório, a Mix Fiscal da início ao processo de atualização fazendo com que este índice de erros seja reduzido.

Casos Especiais – Itens de rever descrição – Algumas vezes não nos é fornecido todos os detalhes para que seja feita a adequada classificação dos produtos. Nesse sentido, pedimos que verifique a descrição destes itens e informe a marca, material de que é feito e embalagem, entre outras informações, caso o produto possuir.

Neste relatório de produtos, procuramos separar nossas dúvidas quanto ao mercadológico e quanto ao produto em algumas categorias, tais como qual o tamanho da embalagem, se o produto é importado, etc. Alguns produtos podem ter mais de um tipo de dúvida, então é importante que a descrição e o EAN estejam completos.

Não podemos classificar sem entender esses itens e nessas correções nós ensinamos a correção. É fácil pegar possíveis erros técnicos nesses relatórios. As vezes precisa ver um log no seu sistema de retaguarda, pode ser que precise ser atualizado ou pode ter perdido conexão entre Mix Fiscal e o Supermercado (temos um suporte técnico pronto a atendê-los).

2º – Você sabe utilizar o módulo Mix Fiscal do seu ERP?

Muitos Softwares desenvolveram o modulo com um botão para essas atualizações. Você tem feito isso? Já teve treinamento com sua retaguarda?

Muitas retaguardas trabalham com famílias (grupos) tributários. Muitas vezes o sistema não encontra algumas regras tributária. Você tem acompanhado este procedimento? Em outros Post’s detalharemos mais sobre esse assunto.

3º – Versões de atualizações –  A Mix Fiscal possui duas versões de integrações – v2.0 e v3.0.

V2.0 – mais antiga – contempla entrada indústria e saída não contribuinte (saida para consumidor).

V3.0 tem uma contemplação mais completa (Saída Atacado, varejo, Contribuinte e Não Contribuinte além de Entrada Distribuidor, Industria e Simples Nacional). Se seu sistema tem v2.0 fique atento pra quando for comprar de um fornecedor que não seja de indústria, pois a tributação pode ser diferente. Acompanhe isso e tenha mais detalhes no nosso relatório, e peça ao sua de retaguarda para fazer a atualização o quanto antes.

4º – Tipos de acesso – a Mix Fiscal consegue acessar os dados da visão de duas formas:

1 – Direto ao Banco de Dados remotamente. Para isso o cliente libera no roteador uma porta para seu banco de dados. Ex, se você utiliza o banco de dados Oracle, a, se seu servidor é 192.168.0.1. Fique atento, pois você pode mudar o roteador ou o IP do servidor e não nos informar, perdendo a conexão. Sempre que isso ocorrer nos ligue para fazermos a atualização. Lembramos que essa é uma forma segura porque você tem a permissão de dar acesso apenas para o nosso IP fixo. Solicite ao time de suporte da Mix Fiscal o nosso IP fixo.

2 – Sabemos que muitas empresas mudam constantemente o IP, ou tem uma estrutura muito rígida para configuração de porta, portanto temos a opção de instalar um programa que desenvolvemos que fará através desse software todo processo interno. Uma maneira mais transparente e sem necessidade de abrir uma porta na sua rede, uma vez que na opção 1 é o servidor da Mix Fiscal acessando o cliente, e essa opção é o próprio cliente enviando as informações para o servidor da Mix Fiscal.

Fique atento, alguns softwares de retaguarda não criam uma visão, e sim uma tabela temporária, e eles criam uma rotina para enviar os dados pra essa tabela e receber de volta. Não esqueçam de realizar diariamente o processo. Sugerimos pedir suporte a seu software sempre que necessário.

3 – Temos uma outra forma que não é automática, mas temos alguns clientes q o software de retaguarda não utiliza o banco de dados baseado em linguagem SQL, ou muitas vezes não tem integração com a Mix fiscal, portanto, todo esses casos são feitos via planilhas. Lembre-se, se você utiliza esse método, nos mande com maior frequência possível, e cobre seu software de retaguarda para otimizar isso, nossa sugestão é para esses softwares fazer um programa com Banco de Dados qualquer (mysqls, post) onde faça uma rotina que exporte os dados da visão da Mix Fiscal e receba o retorno da temporária (sendo um intermediador entre o software e a Mix fiscal).

Fique atento, se você formatar o pc que está instalado nosso conector, ou se trocar a máquina, nos ligue para que possamos reinstalar.

Conte sempre com a equipe da Mix Fiscal, lembrando que temos uma equipe preparada para te atender quando necessário.

Para maiores informações e dúvidas: 19 4141-6943
E-mail: comercial@mixfiscal.com.br – suporte@mixfiscal.com.br

1 Comentário

  1. izabel

    parabéns pelo post. gostei da abordagem.

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias Relacionadas

Mix Fiscal - Referência Nacional em Classificação Fiscal de Produtos

Somos referência nacional em classificação fiscal de produtos. Conte com a experiência de nossa equipe para acompanhar todas a atualizações fiscais de seus produtos.

Localização

Rua Francisco Xavier de Sousa Júnior, 7 – Jardim das Paineiras, Campinas – SP, 13092-300

Contato

contato@mixfiscal.com.br (19) 4141 – 6943

Atendimento

Segunda a Sexta-feira:
das 8:00 as 18:00