Composto Lácteo x Leite em pó

por | 3/jun/2019 | Informações | 0 Comentários

 

Embalagens parecidas, nomes parecidos… às vezes é difícil notar a diferença na prateleira, mas leite em pó e composto lácteo são produtos distintos! Vamos entender a diferença.

Leite em pó é um produto natural, composto por água, gordura, vitaminas, proteínas, enzimas e lactose. O leite tem o cálcio mais biodisponível, que quer dizer o cálcio absorvido totalmente e obtido por desidratação do leite de vaca integral. Deve conter somente proteínas, açúcares, gorduras e outras substâncias minerais próprias do leite. Não é indicado para crianças menores de 1 ano e não substitui o leite materno.

Já o composto lácteo, é um produto resultante da mistura de leite (no mínimo 51%) e outros ingredientes lácteos ou não lácteos. Não pode ser chamado de leite pelo fato de ter outros ingredientes em sua composição. É feito a partir do leite e leite reconstituído (entende-se por leite reconstituído o produto resultante da dissolução em água do leite em pó, adicionado ou não, de gordura láctea, até atingir o teor gorduroso fixado para o respectivo tipo).

Vale ressaltar que não significa que o composto lácteo seja um produto inferior, ele apenas não possui as mesmas propriedades do leite integral. Porém, poderá conter outros ingredientes, sendo recomendado para consumo de um indivíduo.

Diante das dúvidas, devemos nos atentar na importância do estudo e análise do produto para uma correta classificação fiscal.

Para maiores informações, entre em contato através do nosso e-mail fiscal@mixfiscal.com.br ou (19) 4141-6946.