Qual a diferença na classificação dos fios e cabos elétricos?

  1. Home
  2. /
  3. Classificação Fiscal
  4. /
  5. Qual a diferença na classificação dos fios e cabos elétricos?

Já se perguntou porque não sabemos nomear a fiação elétrica? Ou a diferença entre o fio e o cabo elétrico? Então se liga nas diferenças que explicaremos para vocês e inclusive suas classificações fiscais.

Ambos são condutores elétricos, com nomes diferentes, apenas porque, diferem em sua composição interna, mas têm o mesmo propósito e propriedades; conduzir eletricidade. Classificados conforme a norma (NBR NM 280: 2011), que define a categoria de condutores elétricos, os fios são condutores com apenas um núcleo sólido, enquanto os cabos são compostos por vários condutores menores dependendo de sua classe. Eles são feitos de cobre e também de alumínio porque, como sabemos, esses metais possuem excelente condutividade elétrica devido à sua baixa resistividade (encontrada na ABNT NBR 5111).

Então quais suas diferenças? As diferenças estão nos filamentos internos e claro, na classificação fiscal!

Fio Elétrico, como já dito anteriormente, é composto por um único fio de seção transversal metálica constante, geralmente visto como fio rígido, são classificados na NCM 8544.11.00.

Já, o cabo elétrico é feito de vários fios condutores entrelaçados, é bem mais fácil de ser encontrado, pois, tem muitos tipos e especificações como: paralelos, flexíveis, semiflexível, dentre outros. Esses são classificados na NCM 8544.49.00.

Agora que você entendeu a diferença não tem mais desculpa!!

FONTES: Tabela NCM, https://www.mundodaeletrica.com.br/diferencas-entre-fios-e-cabos/

Compartilhe:

Notícia anterior
Conheça a classificação fiscal da água Micelar
Próxima notícia
Farinha fina de milho e farinha de milho flocada, entenda as diferenças de classificação
Menu