Tributação Descomplicada para Varejo
Quando o assunto é tributação, você precisa entender as regras as quais você está sujeito.
Nem sempre é fácil, para você, varejista, entender quais são as regras do jogo. E só descobrir as regras não é suficiente!
Nem sempre a norma é respeitada pelos fatos….
Na vida real, acontece de vir crédito errado, vem ST quando não é para vir, e por aí vai.
Um grave erro na tributação é colocar o NCM errado. Tributação errada mata o lucro no varejo!
Vamos te mostrar 3 tópicos importantes para descomplicar a tributação no Varejo.
1 - Problemas operacionais
Imagina você, varejista, recebendo uma nota fiscal do seu fornecedor.
A regra diz que o produto é tributado a 18%, mas por qualquer razão o fornecedor te envia a 12%.
Uma grande maioria de software proíbe a entrada, e agora, além de um problema fiscal, você fica com um problema comercial, podendo até ter uma ruptura.
E aí? Você vai abrir mão de uma mercadoria essencial para sua loja? Ou, vai absorver o prejuízo?
Para não ter um problema fiscal você vai acabar tendo um problema comercial, que inclusive, pode até ser muito pior, e ainda corre o risco de gerar uma imagem negativa da sua loja, pela falta da mercadoria.
Um outro “jeitinho” de tentar corrigir esse problema fiscal, é alterar o cadastro, “fingindo” não ter divergência.
Isso gera um grave problema que é aumentar o custo da mercadoria. E se você, dono, não souber disso, vai vender sua mercadoria com preço errado.
Você precisa saber as consequências das divergências. Ter informação, faz com que você possa agir na direção certa! Você poderá negociar com seus fornecedores, monitorar os documentos e conseguir de volta os créditos que ficaram faltando!
2- Desperdício de Dinheiro
Quando você tributa e não precisava, é dinheiro jogado fora! Quem tributa um item sem necessidade, não tem ideia do impacto negativo que isso traz.
A tributação muda todo dia, todos os dias itens do seu supermercado sofrem com essas alterações e por mais que você seja dedicado, as mudanças são tão constantes que no próximo dia tudo mudou.
Você ficaria surpreso com a quantidade de item que é isento de imposto que você vende aí na sua loja pagando tributos atoa. Você consegue imaginar a quantidade de dinheiro que você jogou fora a vida inteira pagando imposto que não era para pagar?
Sabe quem gosta disso? O fisco!
Agora, existe uma solução! A Mix Fiscal é a única empresa preparada com um método infalível que recupera todo esse dinheiro que é seu por DIREITO! Com medidas administrativas conseguimos recuperar cada centavo que você pagou a mais! Esse dinheiro que podemos recuperar pode ser aquilo que você precisa para levantar sua loja, ficar em dia e até abrir uma loja nova!
Não tribute desnecessariamente!
3 - Lucro pelo ralo
Quando você tributa errado, você apenas não perde dinheiro, mas corre um grande risco de criar uma imagem totalmente errada da sua loja, trazendo a ela uma fama de careira.
A tributação correta interfere absurdamente no sucesso ou insucesso do seu negócio.
Quando você não tributa o que deveria, o Fisco te envia uma notificação e você vai ter que se explicar. O Fisco não deixa passar.
Quando você paga a mais, ele usa o princípio do lançamento por homologação para fingir que não viu, quando você paga menos do que deveria, ele usa o princípio da legalidade para exigir a diferença que ficou faltando. Só que aí já não é apenas tributo, mas sim, juros, multa e pode até ir para a procuradoria, escrito em dívida e por aí vai, Vira uma bola de neve.
Faça questão de colocar esse custo tributário dentro do seu preço, da sua margem.
Descomplique seu negócio, conte com a Mix Fiscal.
#Tributaçãoparavarejo #supermercadolucrativo #impostoemdia