Queijo ou Iogurte, qual a correta classificação do Queijo Petit Suisse?

  1. Home
  2. /
  3. Classificação Fiscal
  4. /
  5. Queijo ou Iogurte, qual a correta classificação do Queijo Petit Suisse?

Sabe aquele danoninho que vale por um bifinho?
Na verdade, ele é um queijinho!

Queijo ou Iogurte, qual a correta classificação do Queijo Petit Suisse

Grande parte dos consumidores de petit suisse não sabe, mas ele é um tipo de queijo. E ao contrário do que o nome sugere, ele não é suíço, e sim de origem francesa. A receita foi feita pela primeira vez na região da Normandia em 1850.

O queijo é produzido pela fermentação e pasteurização do leite de vaca podendo ser salgado ou doce adicionando polpa de frutas, mel e cereais. O petit suisse tem uma consistência cremosa e pastosa diferente do queijo tradicional.

O petit suisse também é usado como base para diversas sobremesas. Nos supermercados ele é encontrado nas prateleiras de iogurte, e tem como público alvo a criançada que costuma chamar de ‘danoninho.’ O produto é enriquecido de cálcio e nutrientes que complementam a dieta dos pequenos brasileiros.

Conforme observamos a NESH, o produto em questão se enquadra na NCM 0406.10.90 pelo fato de se tratar de um queijo fresco, não amadurecido e cremoso

“Esta posição compreende todos os tipos de queijos, a saber:
1) O queijo fresco (incluindo o queijo fabricado a partir do soro de leite ou do leitelho) e o requeijão.
O queijo fresco é um queijo que não foi submetido a nenhuma cura (refinação) e que pode ser consumido pouco tempo após a sua fabricação (Ricota, Broccio, cottage cheese, queijo cremoso,Mussarela, por exemplo).”

Sendo assim, o Queijo Petit Suisse será enquadrado na NCM 0406.10.90 e CEST 17.024.00. Caso você cliente Mix Fiscal tenha dúvida quanto a correta tributação para esse produto em seu estado, não hesite em nos contatar.

 

Fontes: Tabelas TIPI, NESH

Escrito por Elizabete Loredo

Compartilhe:

Notícia anterior
Alteração tributária de hortifruti em Minas Gerais
Próxima notícia
Válvulas redutoras, válvulas de segurança, válvulas de retenção…. saiba a correta classificação e, de lambuja, entenda a utilidade de cada uma!
Menu